Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

INFORMAÇÕES GERAIS:

A Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (RSPMS), é uma publicação oficial da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser e da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul. Com periodicidade semestral, publica contribuições sobre aspectos relacionados aos problemas de saúde da população e à organização dos serviços e sistemas de saúde e áreas correlatas. São aceitas para publicação as contribuições inéditas escritas em português, seguindo as regras ortográficas vigentes e de acordo com as normas de publicação da RSPMS.

Os trabalhos recebidos para publicação são submetidos à seleção prévia do editor científico que reconhecerá ou não a submissão como dentro do escopo da revista. Após análise os trabalhos são encaminhados para avaliação de forma eletrônica pelo OJS na modalidade duplo-cega a pelo menos dois avaliadores. Usualmente um dos avaliadores será interno e o segundo, externo.

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à RSPMS, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto no que se refere ao texto como às ilustrações e tabelas, quer na íntegra ou parcialmente.

Ao enviar o manuscrito, os autores concordam em ceder os direitos de primeira publicação licenciado sob a Creative Commons Attribution License, para a Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, incluindo o direito exclusivo de produção, reprodução e distribuição do trabalho.

CATEGORIAS DE TRABALHOS ACEITOS:

Artigos originais: pesquisas originais em saúde pública, que atingiram resultados relevantes e que possam servir de apoio para os serviços de saúde. Devem ser estruturados em: Resumo; Abstract; Introdução; Materiais e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências. Em caso de pesquisa qualitativa pode apresentar Resultados e Discussão juntos. (Fazer submissão de Artigos Originais)

Artigos de revisão: trata-se de revisão sistematizada e atualizada da literatura na área de saúde pública. Não serão aceitas revisões narrativas, devendo ser classificadas em revisão integrativa, sistemática ou metanálise. Como estrutura deve apresentar: Resumo; Abstract; Introdução; Métodos; Resultados, Discussão, Conclusão; Referências. Recomenda-se que o número de referências na revisão sistemática seja de no máximo 35. (Fazer submissão de Artigos de Revisão)

Relato de experiência profissional: manuscritos referentes a este relato de interesse para a saúde pública devem constar o local onde ocorreu a experiência, estar dentro dos últimos cinco (5) anos, descrição antes da intervenção, principais resultados alcançados e os aprendizados da experiência com sugestões para o Sistema Único de Saúde. Apresentar na estrutura:  Resumo; Abstract; Introdução; Apresentação da experiência profissional; Discussão; Considerações finais; Referências. (Fazer submissão de Relatos de experiência profissional)

Relato de caso: manuscritos referentes a este relato devem ser de casos raros, tratamento pioneiro ou possuir alguma inovação, ou resultado inusitado de interesse para a saúde pública.  Verificar questões éticas quando pertinente. Pode ser estruturado em: Resumo; Abstract; Introdução; Apresentação do caso; Discussão; Considerações finais; Referências. (Fazer submissão de Relatos de caso)

Resumos de dissertação ou tese de doutorado: é a informação sob a forma sucinta do trabalho realizado. Deve ser estruturado e destina-se à divulgação da pesquisa na área da saúde pública. (Fazer submissão de Resumos de dissertação ou tese de doutorado)

ORIENTAÇÕES AOS AUTORES:

- Autoria

Considerações relativas à ordem de citação dos autores são de responsabilidade dos mesmos e devem ser resolvidas antes da submissão.

Todas as pessoas designadas como autores devem responder pela autoria do manuscrito e ter participado suficientemente do trabalho para assumir responsabilidade pelo seu conteúdo.

O manuscrito deve possui no máximo seis (06) autores e TODAS suas informações (nome, nome do meio, sobrenome, e-mail, país, ORCID iD, instituição de afiliação) devem ser inseridas na seção 3 METADADOS pelo autor submetente no momento da submissão

O autor(a) correspondente é responsável por garantir que as descrições e as informações sejam precisas e acordadas por todos(as) autores(as).

Uma vez submetido o manuscrito, não poderá ser realizada nenhuma alteração de autoria (remoção, inclusão ou substituição de nomes).

Caso o(s) autor(es) não tenha(m) seu ORCID iD, recomendamos inscrever-se previamente em www.orcid.org.

- Documentos para Submissão

Carta de Submissão - ANEXO

Deve ser dirigida ao Editor(a) Chefe, assinada pelo autor submetente, e anexada, também no momento da submissão como documento suplementar em "Arquivos da Submissão". A carta deve conter: 1) título completo do manuscrito submetido em português; 2) dados completos de todos os autores nome, afiliação institucional, cidade, estado, país, e-mail e nº ORCID id; 3) declaração de anuência de todos os autores; 4) afirmação de que sua apresentação é exclusiva para a RSPMS; 5) expressar possíveis conflitos de interesse às políticas de financiamento do trabalho; 6) declaração de compromisso em inserir corretamente os metadados do manuscrito; 7) nome, endereço, telefone do autor submetente e assinatura.

Template de Artigo - ANEXO

Template de Resumo (Tese e Dissertação) - ANEXO

O template é um modelo disponibilizado para submissão de artigos e resumos à RSPMS. Possui uma estrutura predefinida que facilita o desenvolvimento e criação do conteúdo dentro dos modelos exigidos pela revista. Os artigos ou resumos submetidos que estiverem fora desse padrão serão rejeitados.

- Requisitos de Conformidade

Como parte do processo, os autores são obrigados a verificar a conformidade em relação a todos os itens listados no check list da condição de submissão. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

- Declaração de Direito Autoral

Trata-se da concordância, no ato da submissão via sistema OJS, pelo autor submetente, da "Declaração de Direito Autoral".

ESTRUTURA DO TEXTO:

a) Preparo do manuscrito

O original deve ser digitado em editor de texto Microsoft Word ou OpenOffice, fonte Times New Roman, tamanho 12, margem de 2,5 (superior, inferior) e 2,0 cm (direita, esquerda), tamanho do papel A4, espaço de 1,5 entre linhas e páginas numeradas na parte superior. Os artigos deverão ter variação de 10 a 15 laudas (excluindo resumo e referencias). Estudos de caso: de 8 a 10 laudas. Resumos de Dissertações e teses não devem ultrapassar duas laudas. Notas de rodapé não serão aceitas em nenhuma seção do artigo.

b) Resumo e Abstract

O Resumo deve ser do tipo estruturado em português, inglês, contendo: Introdução; Objetivo; Materiais e Métodos; Resultados; Conclusão. Escrito em espaço simples, não deve ultrapassar o limite de 250 palavras (ABNT NBR-6028, 2003).

O resumo deve fornecer uma visão geral do trabalho, usando linguagem concisa. Não devem ser feitas citações, referências, nem inclusão de abreviaturas, figuras ou tabelas ou informação pessoal. O resumo em inglês (Abstract) deve seguir o mesmo padrão do Resumo em português.

c) Palavras chave / Keywords

Geralmente são utilizadas de três a cinco palavras-chave separadas por ponto entre si, sendo localizada ao final do resumo se em português e do abstract se em inglês. Deverão ser incorporadas durante o processo de envio nos campos de metadados correspondentes no OJS de forma separada. Os termos devem estar associados aos principais conceitos do trabalho, podendo também serem utilizados sinônimos ou variantes dos termos fundamentais. Devem ser o mais específicos possível, evitando termos muito genéricos. Recomneda-se a utilização do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) disponível no endereço eletrônico: (http://decs.bvs.br).

d) Material ilustrativo

O material ilustrativo compreende tabela e/ou figura (gráficos, mapas, fotos, etc.), sendo que o número total de material ilustrativo deve ser de no máximo cinco (5) por artigo. As tabelas deverão ser confeccionadas no mesmo programa utilizado para a elaboração do artigo (editor de texto Microsoft Word) permitindo sua edição no processo gráfico e seguindo as normas da (ABNT NBR-6022, 2018) e as normas de apresentação tabular do IBGE, recomendadas pela ABNT. Não enviar tabelas em formato de imagem.

Todo material ilustrativo deve ser numerado consecutivamente conforme aparece no texto, e com as respectivas legendas e fontes (quando cabível), e a cada um deve ser atribuído um breve título.

Ilustrações e tabelas reproduzidas de outras fontes já publicadas devem indicar esta condição em seu rodapé. As ilustrações e figuras deverão ter resolução mínima de 300 dpi para fotografias comuns, 600 dpi para fotografias que contenham linhas finas, setas, legenda etc, e 1.200 dpi para desenhos e gráficos. A RSPMS é uma publicação em preto e branco e por isso as ilustrações serão reproduzidas em preto e branco ou escala de cinza.

e) Nomenclaturas

Devem ser observadas rigorosamente as regras de nomenclatura, abreviatura e convenções adotadas em cada disciplinas especializadas. Os originais em língua portuguesa deverão estar em conformidade com o novo Acordo Ortográfico vigente.

f) Aspecto ético

A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo, direta ou indiretamente, seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Resolução n.º 466/2012 de 12 de dezembro de 2012 e Resolução n.º 510/2016 de 07 de abril de 2016, ambas do Conselho Nacional de Saúde (CNS), além do atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada. Os aspectos éticos devem estar inseridos na seção de material e métodos e os autores devem obrigatoriamente informar o número do processo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP) ao qual a pesquisa foi submetida.

g) Referências e Citações

As referências devem ser ordenadas alfabeticamente em seção específica do artigo (ABNT NBR-6023, 2018) e não podem ultrapassar o número de 25, salvo as revisões de literatura, nas quais serão aceitas até 35. Deve-se constar apenas as referências relevantes e que realmente foram utilizadas no estudo.

As citações presentes no texto devem seguir o sistema “autor, data” (ABNT NBR-10520, 2002), devendo haver correspondência absoluta entre o número de citações e de referências. A exatidão das referências e citações é de responsabilidade dos autores.

h) Fontes de Financiamento

Se os resultados apresentados tiverem sido obtidos através de um projeto financiado com fundos públicos, privados ou mistos, a referência completa ao projeto deve ser expressamente indicada: nome, identificador oficial do projeto e entidade financiadora. No caso de existir mais de uma entidade financiadora, esses dados serão registrados para cada uma delas. A referência deverá estar localizada no final do documento, após as conclusões.

i) Agradecimentos

Devem ser breves e objetivos, reservados às pessoas que prestaram ajuda técnica, mas que não foram caracterizados como coautoras, ou instituições financiadoras e de apoio de outros recursos. Devem ser inseridos após as fontes de financiamento (se houver) ou as conclusões

PROCESSO DE SUBMISSÃO DO ARTIGO:

O (s) Autor (es) deve (m) realizar seu cadastro na Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul. O "Cadastro"é obrigatório para submissão dos trabalhos, que serão recebidos exclusivamente via Sistema OJS da RSPMS na opção "Submissões".

Deverão ser anexados no sistema os seguintes documentos:

  • Manuscrito (em formato Word ou Open Office).
  • Carta de Submissão (preenchida e assinada pelo autor submetente).

O autor submetente é o responsável pelo preenchimento de todos os METADADOS solicitados na submissão do trabalho.

PROCESSO DE JULGAMENTO DOS MANUSCRITOS:

Os trabalhos recebidos são submetidos à seleção prévia do editor científico que reconhecerá ou não a submissão como dentro do escopo da revista, após análise os trabalhos são encaminhados para avaliação de forma eletrônica pelo OJS na modalidade duplo-cega (double blind review) a pelo menos dois avaliadores (peer review). Usualmente um dos avaliadores será interno e o segundo, externo.

Caso na avaliação final ocorram divergências entre os dois avaliadores, a revista resguarda-se o direito de enviar a um terceiro avaliador, permitindo uma terceira opinião. Após as avaliações o editor decidirá pelo prosseguimento da submissão, que pode ser: aceitação do manuscrito para publicação (condicionada, ou não, à realização de alterações com reenvio ao autor para reformulação) ou rejeição justificada aos autores (com ou sem a sugestão de nova submissão após modificações). Será estabelecido prazo para que os trabalhos, que necessitem de reformulação, sejam reenviados via sistema de editoração, caso contrário, a submissão será arquivada. No caso de nova submissão, o artigo retornará ao início do processo editorial. Os avaliadores da nova versão não serão, necessariamente, os mesmos da versão anterior.

Caso o número de trabalhos aprovados exceda o número de artigos para uma edição, os artigos excedentes serão publicados em edição posterior

Além das normas estabelecidas, a avaliação terá como critérios: a atualidade, originalidade e relevância do tema, consistência ciêntifica e respeito às normas éticas.

PROVA DE PUBLICAÇÃO:

O autor submetente receberá em formato .pdf a prova final do manuscrito para a publicação, em que correções formais podem ser realizadas. O prazo para essa revisão é de 48 horas. Caso não haja manifestação o documento será publicado conforme os dados informados na submissão.

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