Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- A Carta de submissão deve ser preenchida com os dados de todos os autores, assinada pelo autor(a) correspondente e anexada na submissão.
- O manuscrito da submissão deve estar em formato Microsoft Word ou Open Office e formatado conforme o Modelo de Template disponibilizado em "Diretrizes para autores" e atender a todas as condições de edição da revista.
- O resumo do manuscrito se encontra na forma estruturada e está em português e inglês, com suas respectivas palavras-chave e keywords que constem no índice de Descritores em Ciências da Saúde "DeCS".
- Todas as citações e referências informadas no manuscrito devem seguir normas da (ABNT) de Citação e de Referências descritas em Diretrizes para Autores.
- As figuras, tabelas e quadros devem ser inseridos no texto e não no final como anexo, e possuir qualidade e resolução necessária (no mínimo 300 dpi) permitindo uma perfeita visualização.
- As URLs presentes no texto e nas referências devem estar disponíveis e acessíveis.
- O manuscrito deve possuir no máximo seis (06) autores e TODAS as suas informações (nome, nome do meio, sobrenome, e-mail, país, ORCID iD, Instituição de afiliação) devem ser inseridas na seção 3 METADADOS do OJS pelo autor correspondente no momento da submissão.
- O manuscrito NÃO poderá conter qualquer identificação dos autores seja na página inicial do artigo, nas referências, nas citações, nas tabelas, nas imagens e inclusive na opção Propriedades no Microsoft Word, Open Office garantindo o critério de sigilo da revista conforme as instruções de Avaliação Cega pelos Pares (Blind Review).
- As pesquisas envolvendo, direta ou indiretamente, seres humanos, devem cumprir os requisitos estabelecidos na Resolução n.º 466/2012 e Resolução n.º 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e o número do protocolo da aprovação emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deve ser devidamente mencionado na última linha do item relacionado aos Fundamentos Metodológicos, os quais delineiam a estrutura do artigo cientifico.
- Todos os autores e coautores listados participaram suficientemente do trabalho e se responsabilizam pelo seu conteúdo, e estão de acordo com a submissão do manuscrito na RSPMS.
Declaração de Direito Autoral
O (s) Autor (es) declara (m) que ao submeter um manuscrito na Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, concorda (m) com os termos da Declaração de Direito Autoral e autoriza (m) a Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul a publicar o manuscrito sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional e identificar-se como veículo de sua publicação original.
Política de Privacidade
Os dados coletados de usuários registrados e não registrados na Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul se enquadram dentro do âmbito operacional padrão de periódicos científicos de revisão por pares.
A equipe editorial desta revista usa essas informações exclusivamente para orientar seu trabalho na publicação. Autor (es) de trabalhos publicados nesta revista são responsáveis por dados sobre pessoas que podem conter ou aparecer em pesquisas publicadas
Com que finalidade processamos seus dados?
- Enviar comunicações sobre o processo editorial.
- Orientar autor (es) sobre o trabalho de publicação e aprimoramento desta revista.
- Informar leitor (es) sobre autoria e edição de conteúdo.
- Gerenciar correspondência editorial. Enviar informações e comunicações informativas relacionadas à pesquisa científica para as áreas de interesse e foco da revista, através de diferentes meios.
- Realizar estudos estatísticos relacionados às áreas de interesse e foco da revista.
A Comissão Editorial não toma decisões automatizadas com base em perfis. Recebemos e utilizamos informações de outras plataformas, como ORCID e Plataforma Lattes (Brasil) ou tecnologias semelhantes. Isso pode incluir texto ou imagens pessoais disponíveis nessas páginas externas.
Para quais destinatários seus dados são comunicados?
A Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul utiliza o Open Journal System (OJS) como plataforma de publicação. Os recursos digitais e metadados coletados anonimamente por esta plataforma dão suporte ao seu desenvolvimento, excetuando-se as métricas de artigos. Esses dados podem ser compartilhados, anonimamente, e agregados ao seu desenvolvedor Public Knowledge Project (PKP).
A Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul também permite a coleta de dados públicos, como recursos digitais e metadados, por outros sistema de distribuição, através do Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH).
Os metadados pessoais vinculados à publicação de um artigo (nome e sobrenome de autor(es), vínculo institucional, número ORCID, país) são depositados e distribuídos associados aos dados do artigo em diferentes repositórios e plataformas de indexação a que a Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul está cadastrada/indexada. Da mesma forma e para propósitos de preservação, disseminação e aprimoramento da recuperação científica, é distribuído através do sistema LOCKSS para o arquivo distribuído de bibliotecas, bem como para outros sistemas de ciência aberta.
Apesar de não haver quaisquer obrigações de fornecimento de dados à revista, o não provimento de dados expressamente solicitados, impedirá o registro na revista, e consequentemente o envio de manuscritos e seu acompanhamento editorial para avaliação e publicação.