Sobre a Revista

Sobre a Revista

A Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (RSPMS) é um periódico de conteúdo multidisciplinar com periodicidade semestral editado e publicado pela Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, órgão da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul. Publica manuscritos em diferentes formas de apresentação relacionados à saúde pública (artigos originais, artigos de revisão, relatos de casos ou de experiência, resumos de dissertação e tese em saúde pública) e tem por objetivo ser um veículo de comunicação científica de informação especializada em saúde pública, saúde coletiva e educação em saúde. 

São aceitas para publicação as contribuições inéditas escritas em português, seguindo as regras ortográficas vigentes e de acordo com as normas da Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul e avaliação pelo Comitê e Conselho Editorial composto por especialistas nas áreas relacionadas aos temas referidos. Sendo a avaliação realizada na modalidade duplo-cega.

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à RSPMS, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico, quer na íntegra ou parcial. Ao enviar o manuscrito, os autores concordam em ceder os direitos de cópia para a Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, incluindo o direito exclusivo de produção, reprodução e distribuição do artigo. Os autores são responsáveis exclusivos pelas informações e opiniões expressas nos trabalhos, bem como a procedência e a exatidão das citações e referências.

Os manuscritos aceitos e aprovados poderão ser modificados para se adequar ao estilo editorial-gráfico da Revista, sem alteração do seu conteúdo técnico-científico e seguirão para publicação de acordo com o fluxo e o cronograma editorial da RSPMS, que deve ser citada em caso de reprodução total ou parcial em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico. Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades. 

Avaliação pelos Pares

A revista é constituída de corpo editorial científico composto por especialistas em áreas que envolvem a promoção da saúde pública e coletiva, com participação na academia, garantindo o rigor científico das informações por ela veiculadas. Compõe-se de Comitê Editorial e Conselho Editorial e outros responsáveis pelos conteúdos publicados e pelo respaldo técnico-científico à publicação. Além disso, compõem a estrutura da revista membros pareceristas, especialistas em vários campos da saúde pública, que participam da avaliação pelos pares. A avaliação será na modalidade duplo-cega a pelo menos dois avaliadores. Será feito por via eletrônica, iniciando-se com o parecer de um dos membros do Conselho Editorial, que reconhecerá ou não a submissão como dentro do escopo da revista.

Periodicidade

A Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul é uma publicação semestral, produzindo duas edições por ano, agrupadas em volumes. Normalmente, a primeira edição é publicada no período de janeiro a junho. A segunda, de julho a dezembro.

Política de Acesso Livre

Oferecemos acesso livre e imediato, partindo do principio de que a disponibilização gratuita do conhecimento cientifico ao publico irá proporcionar maior democratização. Algumas vezes as pesquisas não fecham o ciclo de produção, isto é, não emergem à publicação e difusão do saber aos vários segmentos e níveis da sociedade que poderiam ser beneficiados direta ou indiretamente. Contar com um periódico específico é, na situação de editoração científica nacional e estadual, um privilégio quer para o autor quer para o leitor.

Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação. 

Licença de Conteúdo

Todo o conteúdo da Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.