Residência Multiprofissional: a contribuição da educação em saúde na formação dos residentes

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Residência multiprofissional, Formação em saúde

Resumo

Este artigo objetiva compreender como a residência multiprofissional contribuiu na formação dos residentes no que se refere à educação em saúde. Traz como referência as Políticas de Educação Permanente em Saúde, Educação Permanente para o Controle Social no SUS e Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. São políticas complementares entre si e destinando-se à implementação em todos os espaços formativos em e na saúde e, portanto, às Residências em Saúde. É uma pesquisa qualitativa, com dados primários coletados em entrevistas com residentes, mediadas com questões geradoras.  A organização ocorreu pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e a análise por bloco de Ideias Centrais sendo eles: Formação universitária em educação em saúde; Aprendizados e práticas em educação em saúde no PREMUS/CCI; Fundamentações teóricas utilizadas durante a residência e contribuições do PREMUS/CCI na formação profissional. Concluiu-se que há heterogeneidade formativa na graduação em educação em saúde e o PREMUS da UFMS/HSJ/ESP constitui-se em uma forma de imersão em um ambiente educador com experiências nas três políticas. A formação ocorreu tanto nas fundamentações teóricas quanto nas práticas de produção de saúde.

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Publicado

01.07.2022

Como Citar

ASSIS, R. M. de; SCANDOLA, E. M. R.; ASSIS, M. de F. B. R. de. Residência Multiprofissional: a contribuição da educação em saúde na formação dos residentes. Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, v. 4, n. 2, p. 7–23, 2022. Disponível em: https://revista.saude.ms.gov.br/index.php/rspms/article/view/171. Acesso em: 28 mar. 2024.

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