Dispositivo intrauterino: qual a eficácia e taxa de expulsão? revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Dispositivos intrauterinos, Expulsão de dispositivo intrauterino, Eficácia de contraceptivos, Dispositivos intrauterinos de cobre

Resumo

Introdução: Os anticoncepcionais reversíveis de ação prolongada (LARC), englobam o implante subdérmico de etonogestrel e os dispositivos intrauterinos (DIUs) de cobre e levonorgestrel. Eles estão em ascendência na última década e são recomendados para todas as mulheres que desejam contracepção eficaz. Objetivo: Avaliar a eficácia, taxa de expulsão e descontinuidade do uso do dispositivo intrauterino TCu-380 nos últimos 10 anos, à fim de instrumentalizar a práxis dos enfermeiros e demais profissionais de saúde que atuam na saúde sexual e reprodutiva na perspectiva de aumento das inserções de DIU-Cu. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Scopus, Cinahal, Pubmed, Science Direct e Web Of Science com descritores em inglês encontrados no Medical Subject Headings (MESH). Resultados: Foram encontrados 441 artigos, após os critérios de inclusão foram selecionados 6 artigos. A taxa de continuação do DIU-Cu variou de 60 a 90% no primeiro ano de uso, sendo o aumento do sangramento um dos motivos mais citados nos textos para a descontinuação. A taxa de expulsão teve variabilidade de 10,2% a 2,5%, sendo que nuliparidade e mulheres mais jovens foram associadas ao aumento nas taxas de expulsão. A taxa de gravidez ocorrida com uso do método esteve entre 2,45% e 0,64%, dentre os motivos. Considerações Finais: Este estudo traz evidências capazes de fortalecer a prática dos profissionais de saúde, ampliar a oferta do DIU-Cu, bem como fortalecer a atuação da enfermagem em consonância com as políticas de saúde, legitimando sua prática, promovendo saúde e melhorando indicadores.

Biografia do Autor

Kaoanny Jonatas Matias Marques Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Enfermeira Obstetra pelo Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  em parceria com a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Ana Paula de Assis Sales, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Enfermeira Obstetra, Drª em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e Professora  adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Luciana Virginia de Paula e Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Enfermeira Obstetra e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Elen Ferraz Teston, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá.

Ana Lígia Barbosa Messias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Enfermeira Obstetra e Mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

31.12.2020

Como Citar

SILVA, K. J. M. M.; SALES, A. P. de A.; SANTANA, L. V. de P. e S.; TESTON, E. F.; MESSIAS, A. L. B. Dispositivo intrauterino: qual a eficácia e taxa de expulsão? revisão integrativa. Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, v. 3, n. 1, p. 78–90, 2020. Disponível em: https://revista.saude.ms.gov.br/index.php/rspms/article/view/87. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão