Educação permanente em saúde no contexto da atenção primária: estudo descritivo de uma região de saúde em Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Educação continuada, Atenção primária à saúde, Estratégia saúde da família, Education Continuing, Primary Health Care, Family Health StrategyResumo
Introdução: A organização do sistema de saúde do Brasil se dá por meio de políticas e programas implementados gradativamente e, entre esses, tem-se a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Objetivo: Conhecer o desenvolvimento institucional da PNAB e PNEPS na região de saúde de Dourados-MS, no período de 2008 a 2013, com o objetivo de identificar as ações de educação permanente em saúde efetivadas e sua relação com a atenção primária à saúde (APS). Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, por meio de consultas a bancos de dados de sistemas de informações de base nacional e documentos oficiais relativos às comissões que subsidiam as tomadas de decisões gestoras referentes às políticas de saúde naquela região. Resultados: No período de 2008 a 2013 houve recebimento de recursos federais no valor de R$ 1.497.165,75 e foram realizados 14 projetos de educação permanente na região estudada, dos quais 40% foram destinados aos profissionais da APS. Simultaneamente, notou-se incremento no número de equipes, no número de profissionais e no percentual de cobertura da Estratégia Saúde da Família no mesmo período e localidade. Conclusão: Apesar do progresso numérico da Estratégia Saúde da Família na localidade estudada, os investimentos de projetos de educação permanente em saúde na APS representaram menos da metade das ações realizadas no período de 2008 a 2013.
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