Recomendações nutricionais para anorexia nervosa: revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Regime alimentar, Dietoterapia, Anorexia nervosa, Recomendações nutricionais

Resumo

Introdução: Dentre as modalidades de Transtornos Alimentares (TA), a Anorexia Nervosa  apresenta-se como um relevante problema para o campo da saúde pública. Estima-se que sua incidência seja, em mulheres, de 08 a cada 100 mil e, que sua prevalência esteja entre 0,5 e 3,7%, nessa mesma população. Atinge principalmente adolescentes, que reduzem a ingestão alimentar por um medo mórbido de engordar, chegando a graus extremos de caquexia, inanição e até a morte. Objetivo: Trazer, de maneira atualizada, por meio de uma revisão integrativa, o estado em que se encontra o tema das recomendações nutricionais para pacientes acometidos por Anorexia Nervosa. Métodos: Utilizou-se as seguintes bases de dados: SciELO; PubMed; e LILACS. Utilizou-se das palavras chaves “Transtornos Alimentares’’ e “Anorexia Nervosa’’ para esclarecimento e definição das doenças. Já para busca das condutas nutricionais, “Terapia Nutricional x Transtornos Alimentares’’ e “Terapia Nutricional x Anorexia Nervosa’’. Foram selecionados 12 artigos para compor o corpus do presente trabalho. Resultados: Para ganho de peso de pacientes mal nutridos recomenda-se aumento de 500-700g/semana, e àqueles com desnutrição moderado recomenda-se 900-1300g/semana. Para prescrição energética foi encontrado recomendações entre 1000-1200kcal/dia, bem como usando 20-40kcal/kg em relação ao peso do paciente, com evolução calórica gradual, sendo entre 200-300kcal a cada 2-3 dias até atingir 70-100kcal/kg em peso do paciente/dia. Conclusão: Pacientes com anorexia necessitam de uma prescrição dietética hipercalórica, hiperproteica e de padronização na evolução da oferta alimentar para garantir o ganho de peso, bem como a avaliação dos exames laboratoriais periodicamente, para diagnóstico precoce de deficiências nutricionais.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Marton, Faculdade Campo Grande - FCG

Pós Graduando em Psicologia Positiva (Faculdade IBC); Filósofo Formado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Acadêmico de Nutrição pela Faculdade Campo Grande (FCG).

Romano Deluque Júnior, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Psicólogo; Doutorando em Regime de Aluno Especial em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Mestrando em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Lidiani Figueiredo Santana, Faculdade Campo Grande - FCG

Doutoranda em Saúde com ênfase em Nutrição e Metabolismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Mestre em Saúde com ênfase em Nutrição e Metabolismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Docente da Faculdade Campo Grande (FCG)

Downloads

Publicado

31.12.2020

Como Citar

SILVA, L. M.; FERREIRA, T. D.; MARTON, C. A.; DELUQUE JúNIOR, R.; SANTANA, L. F. Recomendações nutricionais para anorexia nervosa: revisão integrativa. Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, v. 3, n. 1, p. 64–77, 2020. Disponível em: https://revista.saude.ms.gov.br/index.php/rspms/article/view/89. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão