A integração entre a formação médica e as reais necessidades do usuário do SUS
Palavras-chave:
Educação Médica, Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Política de Saúde, Integralidade em SaúdeResumo
Objetivo: Analisar a opinião dos estudantes de medicina de uma Faculdade Pública do interior do Estado de São Paulo e formadores da política pública e da formação profissional (gestores) sobre as novas Políticas Públicas para a formação de médicos capacitados às necessidades do Sistema Único de Saúde. Método: O estudo foi realizado na Faculdade de Medicina e na Secretaria Pública de Saúde, a abordagem utilizada foi quantitativa e qualitativa. A análise quantitativa contou com aplicação de questionário. O tratamento estatístico utilizado foi o programa computacional Pacote Estatístico para as Ciências Sociais. Sujeitos da pesquisa quantitativa: 13 gestores e 182 estudantes da primeira a quinta série de medicina. A pesquisa qualitativa contou com entrevistas realizadas com todos os gestores e em uma amostragem por sorteio dos estudantes. A análise utilizou a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo associada ao software Qualiquantisoft. Resultados: A grande maioria dos entrevistados se mostrou a favor de alterações na formação médica para que um recém-formado possa atuar de forma adequada no Sistema Único de Saúde. A maioria dos entrevistados acredita que no internato médico devem ocorrer atividades na Atenção Primária e em Urgência e Emergência.
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