Percepção das gestantes sobre o papel da enfermagem no pré-natal da atenção básica
Palavras-chave:
Cuidado pré-natal, Assistência de enfermagem, Consulta de enfermagem, Estratégia de Saúde da Família, Saúde maternaResumo
Introdução: O acompanhamento do pré-natal é de extrema importância para mulher durante a gestação e para isso os profissionais de saúde devem assumir o papel de educadores, e promover ações e compartilhar saberes buscando favorecer a autoconfiança e autonomia da mulher e orientar a vivência de uma gestação de forma positiva e empoderamento no parto e pós-parto. Objetivo: Identificar o conhecimento das gestantes sobre o papel da enfermagem no pré-natal. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo desenvolvido por meio de entrevista com questionário semiestruturado com gestantes que realizaram o pré-natal numa Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). O estudo aconteceu no mês de maio de 2015, sendo convidadas a participar gestantes maiores de 18 anos que tinham, no mínimo, três consultas de pré-natal. Após a transcrição das entrevistas as respostas foram analisadas segundo a “Análise de Conteúdos†de Bardin. Resultados: Emergiram quatro eixos: (I) o conhecimento das legislações que beneficiam a gestante; (II) parto humanizado e a escolha do parto a se fazer, (III) as expectativas e os sentimentos gerados, (VI) a qualidade da assistência prestada pelo olhar da gestante. Conclusão: Com os dados obtidos percebe-se a necessidade de melhoraria da qualidade do atendimento à gestante sendo notório que a assistência ao pré-natal de qualidade incide diretamente na diminuição dos índices de morbimortalidade materna e infantil. Através das consultas se estabeleceria um vínculo com essa futura mãe que proporcionaria informações extremamente importantes para o momento do parto e recuperação no pós-parto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O (s) Autor (es) declara (m) que ao submeter um manuscrito na Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, concorda (m) com os termos da Declaração de Direito Autoral e autoriza (m) a Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul a publicar o manuscrito sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional e identificar-se como veículo de sua publicação original.