A integração entre a formação médica e as reais necessidades do usuário do SUS

Autores

  • Stephanie Ribeiro Lacerda Faculdade de Medicina de Marília
  • Luzmarina  Ap. Doretto Braccialli Faculdade de Medicina de Marília
  • Carlos Alberto Lazarini Faculdade de Medicina de Marília

Palavras-chave:

Educação Médica, Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Política de Saúde, Integralidade em Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar a opinião dos estudantes de medicina de uma Faculdade Pública do interior do Estado de São Paulo e formadores da política pública e da formação profissional (gestores) sobre as novas Políticas Públicas para a formação de médicos capacitados às necessidades do Sistema Único de Saúde. Método: O estudo foi realizado na Faculdade de Medicina e na Secretaria Pública de Saúde, a abordagem utilizada foi quantitativa e qualitativa. A análise quantitativa contou com aplicação de questionário. O tratamento estatístico utilizado foi o programa computacional Pacote Estatístico para as Ciências Sociais. Sujeitos da pesquisa quantitativa: 13 gestores e 182 estudantes da primeira a quinta série de medicina. A pesquisa qualitativa contou com entrevistas realizadas com todos os gestores e em uma amostragem por sorteio dos estudantes. A análise utilizou a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo associada ao software Qualiquantisoft. Resultados: A grande maioria dos entrevistados se mostrou a favor de alterações na formação médica para que um recém-formado possa atuar de forma adequada no Sistema Único de Saúde. A maioria dos entrevistados acredita que no internato médico devem ocorrer atividades na Atenção Primária e em Urgência e Emergência.

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Publicado

29.11.2018

Como Citar

RIBEIRO LACERDA, S.; BRACCIALLI, L. A. D.; ALBERTO LAZARINI, C. A integração entre a formação médica e as reais necessidades do usuário do SUS. Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, v. 1, n. 1, p. 11–18, 2018. Disponível em: https://revista.saude.ms.gov.br/index.php/rspms/article/view/3. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais