Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (RSPMS) é um periódico de conteúdo multidisciplinar com periodicidade semestral editado e publicado pela Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, órgío da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul. Publica manuscritos em diferentes formas de apresentaí§ío relacionados í  saúde pública (artigos originais, artigos de revisío, relatos de casos ou de experiíªncia, resumos de dissertaí§ío e tese em saúde pública) e tem por objetivo ser um veí­culo de comunicaí§ío cientí­fica de informaí§ío especializada em saúde pública, saúde coletiva e educaí§ío em saúde. 

Sío aceitas para publicaí§ío as contribuições inéditas escritas em portuguíªs, seguindo as regras ortográficas vigentes e de acordo com as normas da Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul e avaliaí§ío pelo Comitíª e Conselho Editorial composto por especialistas nas áreas relacionadas aos temas referidos. Sendo a avaliaí§ío realizada na modalidade duplo-cega.

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente í  RSPMS, nío sendo permitida sua apresentaí§ío simultí¢nea em outro periódico, quer na í­ntegra ou parcial. Ao enviar o manuscrito, os autores concordam em ceder os direitos de cópia para a Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, incluindo o direito exclusivo de produí§ío, reproduí§ío e distribuií§ío do artigo.

Os manuscritos devem seguir as recomendações descritas nas Diretrizes para Autores estabelecidas pelo Comitê Editorial da revista, sendo sua submissão realizada exclusivamente por meio do sistema OJS (Open Journal Systems) e estará sujeita a avaliação de seu mérito cientí­fico por pares (peer review). Os autores são responsáveis exclusivos pelas informações e opiniões expressas nos trabalhos enviados, bem como a procedencia e a exatidão das citações e referencias.

Os manuscritos aceitos e aprovados poderão ser modificados para se adequar ao estilo editorial-gráfico da Revista, sem alteração do seu conteúdo técnico-cientí­fico e seguirão para publicação de acordo com o fluxo e o cronograma editorial da Revista, que deve ser citada em caso de reprodução total ou parcial em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico. Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades.

Periodicidade

A Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul é publicada de forma on-line semestralmente, com documentos no formato PDF produzindo duas edições por ano, agrupadas em volumes. Normalmente, a primeira edição é publicada no perí­odo de janeiro a junho. A segunda, de julho a dezembro.

Avaliação pelos Pares

A revista é constituí­da de corpo editorial cientí­fico composto por especialistas em áreas que envolvem a promoí§ío da saúde pública e coletiva, com participaí§ío na academia, garantindo o rigor cientí­fico das informações por ela veiculadas. Compíµe-se de Comitíª Editorial e Conselho Editorial e outros responsáveis pelos conteúdos publicados e pelo respaldo técnico-cientí­fico í  publicaí§ío. Além disso, compíµem a estrutura da revista membros pareceristas, especialistas em vários campos da saúde pública, que participam da avaliaí§ío pelos pares.

Os trabalhos recebidos sío submetidos í  seleí§ío prévia do editor cientí­fico que reconhecerá ou nío a submissío como dentro do escopo da revista, após análise os trabalhos sío encaminhados para avaliaí§ío de forma eletrí´nica pelo OJS na modalidade duplo-cega (double blind review) a pelo menos dois avaliadores (peer review). Usualmente um dos avaliadores será interno e o segundo, externo.

Caso na avaliação final ocorram divergências entre os dois avaliadores, a revista resguarda-se o direito de enviar a um terceiro avaliador, permitindo uma terceira opiniío. Após as avaliações o editor decidirá pelo prosseguimento da submissío, que pode ser: aceitaí§ío do manuscrito para publicaí§ío (condicionada, ou nío, í  realizaí§ío de alterações com reenvio ao autor para reformulaí§ío) ou rejeií§ío justificada aos autores (com ou sem a sugestío de nova submissío após modificações). Será estabelecido prazo para que os trabalhos, que necessitem de reformulaí§ío, sejam reenviados via sistema de editoraí§ío, caso contrário, a submissío será arquivada. No caso de nova submissío, o artigo retornará ao iní­cio do processo editorial. Os avaliadores da nova versío nío serío, necessariamente, os mesmos da versío anterior.

Além das normas estabelecidas, a avaliação terá como critérios: a atualidade, originalidade e releví¢ncia do tema, consistíªncia ciíªntifica e respeito as normas éticas.

Indexação

A RSPMS e seus artigos estão sendo indexados, depositados e cadastrados em diversas fontes como a Biblioteca Virtual em Saúde (CONASS, ColecionaSUS, SES-MS), Google Scholar, LivRe, Sumários.Org entre outras, com o propósito de promover e dar uma maior visibilidade a seus conteúdos.

Polí­tica de Acesso Livre

Oferecemos acesso livre e imediato, partindo do principio de que a disponibilização de forma gratuita do conhecimento cientifico ao publico irá proporcionar maior democratização. Algumas vezes as pesquisas não fecham o ciclo de produção, isto é, não emergem na publicação e difusão do saber aos vários segmentos e ní­veis da sociedade que poderiam ser beneficiados direta ou indiretamente. Contar com um periódico especí­fico é, na situação de editoração cientí­fica nacional e estadual, um privilégio quer para o autor quer para o leitor.

Polí­tica de Isenção

A Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul é uma revista de divulgação Científica que NÃO cobra nenhum valor dos leitores ou autores (de qualquer região ou paí­s) pela submissão, processamento ou publicação de suas produções neste periódico, tendo em vista a divulgação de forma gratuita e irresrita da produção cientí­fica em sua área de atuação.

Polí­tica de Plágio

A submissão de um trabalho na Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, implica em declaração pelos autores, para todos os fins, de legitimidade do texto enviado, o qual deve ser baseado no trabalho do autor, exceto indicação em contrário. Em hipótese alguma a revista será responsabilizada por violações de direitos autorais decorrentes da não observância desta cláusula.

Polí­tica de Privacidade

Os dados coletados de usuários registrados e não registrados na Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul se enquadram dentro do âmbito operacional padrão de periódicos cientí­ficos de revisão por pares, sendo utilizados exclusivamentes para os serviços prestados por esta publicação. Confira os detalhes em nossa Polí­tica de Privacidade.

Licença de Conteúdo

Todo o conteúdo da Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, exceto onde identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Abreviação do Título da Revista

O tí­tulo abreviado da revista é Rev. Saúde Pública Mato Grosso do Sul, forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.