Os impactos financeiros na vida dos familiares durante a internação na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI)

Autores

  • Walquiria da Cruz Batista Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Estela Márcia Rondina Scandola Escola Estadual de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Serviço Social, Hospitalização, Impactos Financeiros, Cuidados Continuados Integrados, Social Work, Hospitalization, Financial Impacts, Integrated Continuing Care

Resumo

Introdução: Trata-se de uma pesquisa originada na Unidade de Cuidados Continuados Integra dos (CCI) do Hospital São Julião em Campo Grande – MS. Objetivo: O objetivo é levantar e analisar os impactos financeiros que ocorrem na vida familiar no processo de internação a partir da fala dos cuidadores. Materiais e Métodos: A metodologia qualitativa teve a coleta de dados por meio de entrevistas abertas individuais com questões geradoras. A organização dos dados foi realizada com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise de dados por eixos baseou-se nos fundamentos do Serviço Social e da Saúde Coletiva. Resultados: O resultado propiciou sete (7) ideias centrais: A pessoa internada era o principal provedor da casa e a internação impactou toda a organização familiar; Os benefícios sociais e previdenciários mantiveram a renda da família; Ocorreram mudanças no emprego e na situação financeira para dispor de ser cuidador; A internação provocou impactos financeiros e os familiares assumiram as responsabilidades conjuntamente; Para ser cuidador teve que parar de trabalhar; Com a internação necessitou aumentar a carga de trabalho; Em decorrência da internação houve a necessidade de ajustar a vida financeira da rotina familiar. Conclusão: Conclui-se que a internação impacta não somente a renda da pessoa adoecida, como da família e sua rede de apoio. O SUS não cobre todas as necessidades da internação e transfere-se parte das responsabilidades da esfera pública para os familiares. É necessário aprofundar a discussão sobre a metodologia de CCI visando inserir a compreensão sobre os impactos da internação e as responsabilidades entre os envolvidos.

Downloads

Publicado

29.11.2018

Como Citar

DA CRUZ BATISTA LIMA, W.; RONDINA SCANDOLA, E. M. Os impactos financeiros na vida dos familiares durante a internação na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI). Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, v. 1, n. 1, p. 37–47, 2018. Disponível em: https://revista.saude.ms.gov.br/index.php/rspms/article/view/6. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais