Práticas integrativas e complementares aplicadas aos trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde: relato de experiência
Palavras-chave:
Terapias Complementares, Cuidado, Serviços de Saúde do TrabalhadorResumo
Introdução: Um dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) é conseguir com que os seus trabalhadores e gestores do SUS, nas práticas cotidianas, incorporem ações de autocuidado. Objetivo: Descrever a experiência do projeto CuidARTE realizado com trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio Carlos Costa, Teresina, Piauí. Materiais e Métodos: Relato de experiência do projeto CuidAR-TE desenvolvido em 2018, com 65 trabalhadores da UBS e estudantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, da Universidade Estadual do Piauí. Foram realizados encontros mensais, com início no mês de agosto de 2018, e foram discutidas e aplicadas práticas complementares integrativas, a saber: biodança, dança circular, bioenergética, meditação, ioga, eutonia, musicoterapia, arte e saúde, práticas manuais e liangong. Conclusão: A realização dessa experiência mobilizou as equipes a refletirem sobre estratégias para o cuidado dos trabalhadores através de tecnologias leves e das práticas integrativas e complementares que demonstraram resultados positivos para a saúde e qualidade de vida dos atores envolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O (s) Autor (es) declara (m) que ao submeter um manuscrito na Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, concorda (m) com os termos da Declaração de Direito Autoral e autoriza (m) a Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul a publicar o manuscrito sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional e identificar-se como veículo de sua publicação original.