Práticas integrativas e complementares aplicadas aos trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde: relato de experiência

Autores

  • Rayza Verônica Soares Carvalho Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Ângela Maria Cardoso dos Ânjos Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Marilyse de Oliveira Meneses Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Carla Andrea Lopes da Silva Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Samira Rêgo Martins de Deus Leal Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Vinícius Alexandre de Oliveira Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Andréa Conceição Gomes de Lima Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Palavras-chave:

Terapias Complementares, Cuidado, Serviços de Saúde do Trabalhador

Resumo

Introdução: Um dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) é conseguir com que os seus trabalhadores e gestores do SUS, nas práticas cotidianas, incorporem ações de autocuidado. Objetivo: Descrever a experiência do projeto CuidARTE realizado com trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio Carlos Costa, Teresina, Piauí. Materiais e Métodos: Relato de experiência do projeto CuidAR-TE desenvolvido em 2018, com 65 trabalhadores da UBS e estudantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, da Universidade Estadual do Piauí. Foram realizados encontros mensais, com início no mês de agosto de 2018, e foram discutidas e aplicadas práticas complementares integrativas, a saber: biodança, dança circular, bioenergética, meditação, ioga, eutonia, musicoterapia, arte e saúde, práticas manuais e liangong. Conclusão: A realização dessa experiência mobilizou as equipes a refletirem sobre estratégias para o cuidado dos trabalhadores através de tecnologias leves e das práticas integrativas e complementares que demonstraram resultados positivos para a saúde e qualidade de vida dos atores envolvidos.

Downloads

Publicado

26.10.2020

Como Citar

CARVALHO, R. V. S.; ÂNJOS, Ângela M. C. dos; MENESES, M. de O.; SILVA, C. A. L. da; LEAL, S. R. M. de D.; OLIVEIRA, V. A. de; LIMA, A. C. G. de. Práticas integrativas e complementares aplicadas aos trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde: relato de experiência. Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, v. 2, n. 1-2, p. 70–76, 2020. Disponível em: https://revista.saude.ms.gov.br/index.php/rspms/article/view/45. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de caso ou de experiência profissional