A influência da cultura nas práticas de cuidado a pacientes com hipertensão: uma revisão integrativa

Autores

  • Letícia Antonio Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ana Paula de Assis Sales Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Hipertensão, Cultura, Atenção primária à saúde

Resumo

Introdução: Os profissionais de saúde, cotidianamente, estabelecem ações de cuidado congruentes à cultura do indivíduo e mesmo que essas ações não estejam claramente estabelecidas, isso não o isenta de utilizá-las, inclusive com pessoas que possuem hipertensão. Objetivo: Descrever a influência da cultura nas práticas assistenciais a pacientes com hipertensão na atenção primária à saúde. Métodos: Revisão integrativa no período de 2014 a 2018 usando as seguintes bases de dados eletrônicas: LILACS; CINAHL; PUBMED; e Web of Science.  Resultados: Três artigos foram selecionados e a análise da evidência científica obtida permitiu organizar os resultados em três áreas temáticas: abordagem culturalmente sensível e práticas de enfermagem; as iniquidades de saúde; e a (não) adesão à medicação.  Considerações finais: Os resultados apontaram explorar as barreiras culturais no desenvolvimento de estratégias efetivas para a melhoria do cuidado do indivíduo com hipertensão e minimizar riscos de eventos cardiovasculares. 

Biografia do Autor

Letícia Antonio Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Curso de graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017), bolsista de graduação sanduíche pelo programa de mobilidade acadêmica "Ciência Sem Fronteiras" no College of Nursing da University of Wisconsin-Milwaukee (UWM), Estados Unidos (2013-2014), bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2015-2016). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado Acadêmico em Enfermagem, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.Estagiária da OPAS / EUA.

Ana Paula de Assis Sales, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda ,especialização em Enfermagem Obstétrica pela UFPR,especialização em Ativadores em Processos de Mudanças na Formação Superior (MEC), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste na Linha de Pesquisa Saúde e Sociedade pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MS (2012). É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul atuando nos cursos de graduação em enfermagem, residências multiprofissional em pacientes críticos (Colaboradora) e enfermagem obstétrica ( efetiva) da UFMS , mestrado acadêmico em enfermagem da UFMS( colaborador). Atualmente é Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica do Projeto de Cooperação Mútua entre SES/MS, FUNSAU/SESAU,UFMS.

Downloads

Publicado

29.11.2018

Como Citar

ANTONIO COSTA, L.; DE ASSIS SALES, A. P. A influência da cultura nas práticas de cuidado a pacientes com hipertensão: uma revisão integrativa. Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, v. 1, n. 1, p. 75–85, 2018. Disponível em: https://revista.saude.ms.gov.br/index.php/rspms/article/view/12. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão