As subnotificações dos agravos à saúde do trabalhador no estado de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.70630/rspms.v8.2025.334Palavras-chave:
Saúde do Trabalhador, Notificação Compulsória, Atenção Primária à Saúde, Sistema Nacional de Agravo de Notificação, Estratégia de Saúde da FamíliaResumo
A saúde do trabalhador pode ser considerada um campo de conhecimentos e práticas que tem por objetivo o estudo, a análise e a intervenção nas relações entre trabalho, que tem uma abordagem teórico-metodológica que considera o processo saúde-doença e suas demandas de cuidado em todos os âmbitos de atenção. A experiência de Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde representa pressões dos movimentos sindicais que exigiam atenção dos serviços públicos para os problemas de saúde dos trabalhadores. A integração da Vigilância em Saúde do Trabalhador com os demais componentes da Vigilância em Saúde e com a Atenção Primária em Saúde depreende a identificação das atividades produtivas e do perfil da população trabalhadora no território adscrito em conjunto com a atenção primária em saúde e os setores da Vigilância em Saúde. A notificação dos agravos a saúde do trabalhador é compulsória sendo uma exigência legal, por meio dela são proporcionados dados relativos ao número e distribuição dos acidentes juntamente com as características das ocorrências e das vítimas, gerando estes dados estatísticos que constituem base fundamental para a indicação, aplicação e controle de medidas de prevenção. A subnotificação destes agravos constitui fator limitador considerando o do ponto de vista prevencionista e o ponto de vista jurídico. Este trabalho tem como objetivo identificar as subnotificações dos nove agravos a saúde do trabalhador considerados prioritários pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, se propõe a compreender a política específica do SUS para a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras; a conhecer e descrever a relação entre saúde do trabalhador e a atenção básica nela incluída a Estratégia de Saúde da Família; e a analisar os dados de notificação de doenças e agravos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras no estado. Trata-se de uma pesquisa fundamentada em uma abordagem qualitativa, descritiva, com coleta de dados secundários e primários, junto com a coleta de dados no banco de dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) junto ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Mato Grosso do Sul, referente ao ano de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eli Fernanda Brandão Lopes, Alcindo Antônio Ferla (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O (s) Autor (es) declara (m) que ao submeter um manuscrito na Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, concorda (m) com os termos da Declaração de Direito Autoral e autoriza (m) a Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul a publicar o manuscrito sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional e identificar-se como veículo de sua publicação original.